06 julho, 2008

Sobre a literatura e o cinema de cada dia

Três já foram. Faltam apenas quatro. Bastante, mas estou firme no meu propósito de ler O Tempo e o Vento neste ano. E que livro lindo. Como o Erico Veríssimo sabia escrever. Além da narrativa extraordinária, que prende o leitor da primeira à última página, acho impressionante como ele constrói cada personagem ao mesmo tempo em que traça a história do Rio Grande do Sul. A força da Ana Terra - minha heroína da literatura - , a paciência da Bibiana, o espírito aventureiro de um certo Capitão Rodrigo, a dualidade do caráter de Rodrigo Terra Cambará. Isso para falar apenas de algumas das personagens principais. E o que dizer do velho Fandango e de Don Pepe? Dão um toque especial ao livro. Enfim, leiam O Tempo e o Vento. Recomendo, recomendo, recomendo. Ah, na década de 80, a Globo fez uma minissérie sobre o livro. Acho que faz uns dois anos que o DVD foi lançado. E não está caro. Acho que vou comprá-lo.


Estou terminando O último voo do flamingo, do Mia Couto (voo assim mesmo, sem acento de chapeuzinho do vovô, já que está em português de Moçambique). É sempre bom ler Mia Couto. Não me lembro de ter lido um autor que mistura crítica à política de um país, humor e tom poético.
Na última quinta-feira, fui ao cinema assistir Wall-E. É o melhor filme de animação que eu já vi. A história é tocante - e faz uma séria crítica às conseqüências trazidas pela tecnologia - , as personagens são cativantes. Achei um máximo todos os parelelos traçados com o 2001 - uma odisséia no espaço! Ah, o que dizer de um filme que faz uma barata ser bonitinha e que o final, digo, a parte dos créditos, é o mais bem feito de todos os tempos? E vejam que olhinhos mais expressivos.

4 comentários:

Ronilson Araújo disse...

No ano 2700, o planeta Terra foi abandonado pelos humanos por excesso de lixo radioativo. Após esses anos solitários, cumprindo a tarefa pela qual foi construido, Wall-E (abreviação para Waste Allocation Load Lifter Earth-Class, traduzindo: Localizador e Coletor de Lixo Classe Terrestre), um robô recolhedor de lixo, descobre um novo propósito na vida quando encontra um avançado robô chamado Eva - uma Examinadora de Vegetação Alienígena. Enquanto, Eva descobre que a chave para o futuro do planeta está nas mãos de Wall-e. Mas ela precisa retornar ao espaço para avisar aos humanos sobreviventes que esperam ansiosos um dia poder retornar a Terra. Com a ida de Eva, Wall-E decide persegui-la por toda a galáxia, sem esquecer de Spot, sua barata de estimação.
Conheça mais em:
http://alfarrabistas.wordpress.com/2008/07/05/um-robo-repleto-de-humanidade/

Yuri A. disse...

Concordo em gênero, número e grau com tudo.

Unknown disse...

O Tempo e o Vento é lindo!!!

Amo de paixão o início, mas tenho um carinho todo especial pelos personagens da parte final... Veremos depois se você concorda comigo...

(seu desabafo foi normal e válido tendo em vista a situação do nosso curso)

Camila Chudek disse...

eu quero um wall-e pra mim. :(