27 agosto, 2008

Acho que a minha geração ouviu falar de Charles Chaplin na escola. Todo professor de história já passou Tempos Modernos para mostrar a produção em série e a crítica ao capitalismo. Já dava para pecerber que Chaplin era especial. Mas é preciso crescer para entender o quanto.



No último sábado, vi aquele filme sobre ele, Chaplin, estrelado pelo Robert Downey Jr. Um parênteses: eu não gosto deste ator; acho ele um mala sem alça espancador de mulheres. Mas dou o braço a torcer - ele está perfeito como Chaplin. Voltando, este filme me fez entender a real importância de Charles Chaplin para o cinema.

Ontem, pude rever O Garoto na aula de cinema. Não tenho vergonha de dizer que chorei. Choro mesmo. Acho que O Garoto é o filme mais singelo e encantador de todos os tempos (ao lado de O Jardim Secreto). "Um filme com um sorriso e, talvez, uma lágrima".



Quero ver mais e mais Charles Chaplin.

3 comentários:

Yuri A. disse...

Estranho pensar que esse garotinho simpático e afável desse filme virou um velho careca horrendo e morreu a beira de fazer 70 anos em 1984. Estranho porque eu acho o cinema uma coisa muito moderna ainda pra ser velha, mas de vez em quando cai a ficha.

amanda audi disse...

esses dois filmes são realmente ótimos. eu não chorei, mas me emocionei muito.

Camila Chudek disse...

eu ainda não assisti esse que você falou, vou assistir.